INDICADORES QUE COMPÕEM O IDSUS
Home   >  O que é?   >  Indicadores que compõem o IDSUS

Os indicadores do IDSUS são calculados a partir de dados fornecidos, pelos gestores do SUS, aos Sistemas Nacionais de Informação de Saúde e de outros sistemas de informações. Para a seleção, vários indicadores foram testados e selecionados aqueles mais confiáveis, relevantes e calculáveis para todos os municípios brasileiros.

Para garantir que a seleção das dimensões e dos indicadores ocorresse de forma transparente e objetiva, o IDSUS passou ainda por um processo de consulta e negociação entre gestores (pactuado na CIT de 15/12/2011), trabalhadores, usuários e membros da comunidade científica.

Assim, para a avaliação do desempenho do SUS foram selecionados 24 indicadores (14 de acesso potencial ou obtido e 10 de efetividade), distribuídos entre a atenção básica, as atenções ambulatorial e hospitalar e a urgência e emergência, visando aferir:

  • O acesso potencial, que permite inferir a oferta potencial de atendimentos.

  • O acesso obtido, que pode ser medido por meio dos atendimentos realizados.

  • A efetividade, que mostra o grau com que serviços e ações atingem os resultados esperados.

  • CÁLCULO DOS INDICADORES SIMPLES E COMPOSTOS DO IDSUS


    Para avaliar o SUS que atende os residentes de cada município, foram calculados os 24 indicadores simples, cujos resultados foram divididos pelos respectivos parâmetros, encontrando-se a nota obtida em cada indicador. A essas notas são atribuídos pesos pelo método da Análise de Componentes Principais (PCA), resultando nos indicadores compostos ou índices de acesso potencial ou acesso obtido e, índices de efetividade, nos diferentes níveis da atenção à saúde.

    Aos índices por nível de atenção, representados pelas letras A, B, C, D e E são, novamente, atribuídos pesos pela Análise de Componentes Principais para resultar nos respectivos índices de Acesso do SUS e de Efetividade do SUS, que por sua vez, também pela PCA, resultam no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). É o que mostra a figura a seguir.