Indicador nº 20

Média mensal de participantes na ação coletiva de escovação dental supervisionada

Conceituação

Razão entre o número médio mensal de residentes que participaram de ação coletiva de escovação dental supervisionada no ano e a população de determinado município, no ano avaliado.

Interpretação

Estima a proporção de pessoas que tiveram acesso à escovação dental com orientação/supervisão de um profissional de saúde bucal, visando à prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal.

Considerando que, na maioria dos locais, a escovação dental supervisionada será realizada com dentifrício fluoretado, esse indicador também permite estimar a proporção de pessoas que tiveram acesso ao flúor tópico, o meio mais eficaz de prevenção de doenças bucais, além da oportunidade de consolidar o hábito de escovação;

Usos

Analisar variações populacionais, geográficas e temporais da ação de escovação dental supervisionada, identificando situações que demandem ações e estudos específicos para implantação de ações preventivas de saúde bucal.
Contribuir para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações de prevenção, promoção e autocuidado, realizadas pelas equipes de saúde bucal.

Limitações

O indicador limita-se a um tipo de ação coletiva. Baixas coberturas não implicam ausência de acesso a ações preventivas de doenças bucais e de promoção da saúde.

Fonte

Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência a Saúde. Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA/SUS).

Método de cálculo

Número de pessoas participantes na ação coletiva de escovação dental supervisionada, em doze meses, no munícipio, dividido por 12
_________________________________________________________________________________________________________

População do município no período avaliado

x 100

Categorias sugeridas para análise

Unidade geográfica: Brasil, estados, regiões de saúde, municípios.

Dados Estatísticos

Média mensal de participantes na ação coletiva de escovação dental supervisionada nos anos de 2008 a 2010, Brasil e regiões.

País/Região

2008

2009

2010

Brasil

2,41

2,56

2,64

Norte

0,9

1,59

1,6

Nordeste

1,66

2,49

2,67

Sudeste

2,97

2,91

2,76

Sul

2,87

2,44

2,51

Centro-oeste

1,86

1,76

2,55

 

 



 

Parâmetro

Oito participantes por 100 habitantes – média dos municípios que tem cobertura de ESB ou Equipes de THD/ACD maior que 60%.

Pontuação

Se o resultado for igual ou superior ao parâmetro, a nota será 10.
Se o resultado for menor que o parâmetro, a nota será decrescente, proporcional ao resultado.

Obtenção dos dados

A obtenção dos dados a seguir segue o padrão de tabulação do TabWin – programa computacional do Datasus que tabula dados das bases nacionais de dados de saúde.

Procedimentos odontológicos da Tabela de Procedimentos Unificada do SIA e SIH, tabulados segundo o município do estabelecimento e o último ano de atendimento do período de anos de produção SIA, avaliados pelo IDSUS.

Numerador –
Procedimento 01.01.02.003-1 - Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada