APRESENTAÇÃO
Home   >  Oque é?   >  Apresentação

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) é um conjunto de indicadores simples e compostos, que buscam fazer uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao cumprimento de seus princípios e diretrizes.

Os resultados da avaliação, que tem como elemento o SUS que atende o residente em cada município brasileiro, podem ser visualizados na forma de mapas, tabelas e gráficos (com dados disponíveis para downloads).

É importante destacar que, em função da grande diversidade (demográfica, cultural, socioeconômica, geográfica, etc.) dos territórios do nosso país, não seria adequado realizar uma classificação (ranqueamento) que apenas posicionasse, em ordem crescente ou decrescente, os municípios brasileiros. Assim, para realizar uma avaliação mais justa, a análise comparativa dos resultados do IDSUS deve levar em consideração a existência de Grupos Homogêneos. Apenas dentro deles, por apresentarem características similares entre si, é possível traçar um paralelo comparativo.

Mais que um ranking e menos que uma explicação exaustiva, o IDSUS oferece uma visão aproximada do Sistema Único de Saúde, permitindo instaurar práticas de avaliação e monitoramento para identificar os principais problemas e, principalmente, para subsidiar pactos entre os gestores federal, estaduais e municipais, com metas e compromissos para a contínua construção de um SUS que responda mais aos direitos de cidadania e de saúde do povo brasileiro.

OBJETIVOS DO IDSUS

Avaliar o desempenho do SUS quanto à: universalidade do acesso, integralidade, igualdade, resolubilidade e equidade da atenção, descentralização com comando único por esfera de gestão, responsabilidade tripartite, regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

Objetivos Específicos:


  • Avaliar a rede de atenção à saúde quanto ao acesso e resultados das ações e serviços de saúde na vigilância em saúde e na atenção básica, especializada ambulatorial e hospitalar, assim como de urgência e emergência.


  • Identificar e avaliar problemas e deficiências do SUS, subsidiando a superação destes.


  • Ser referência para a construção de pactos de compromissos entre gestores do SUS.

  • Objetos da Avaliação:

  • O SUS que atende aos residentes de cada município brasileiro:(i) na vigilância em saúde e na atenção básica e especializada realizada no município de residência e (ii) na atenção especializada realizada nos municípios de referência, de uma região, de um estado ou nacional.


  • O SUS que atende aos residentes em cada região de saúde, estado, região brasileira e em todo o território nacional.